Invenção da televisão

Após a 2ª guerra mundial, graças à invenção do primeiro elemento semicondutor, o homem passou a observar e a conviver com uma dramática mudança no panorama tecnológico da indústria electrónica.

No início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância e foi com o invento de Alexander Bain, em 1842, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.

Em 1817, o químico sueco Jons Jacob Berzelius descobriu o selénio, mas só em 1873 é que o inglês Willoughby Smith comprovou que o selénio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia eléctrica. Através desta descoberta pode-se formular a transmissão de imagens por meio da corrente eléctrica. Em 1882 o alemão Paul Gottlieb Nipkow captou imagens divididas em pequenos pontos e reagrupou-as depois, utilizando um dispositivo desenvolvido por ele para a formação da imagem.

Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoeléctrica e em 1906 Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos. Em 1920 realizaram-se as verdadeiras transmissões. Quatro anos depois, em 1924 Baird transmitiu contornos de objectos à distância. Em Março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em Novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor.

As transmissões regulares a cores começaram em 1954.

Como eram as primeiras televisões?

As primeiras televisões eram como a que se encontra na imagem e eram uns autênticos imóveis. Embora o ecrã fosse pequeno e as imagens de fraca qualidade, os componentes electrónicos necessários requeriam grandes espaços.

invenctelevisao9

Como são hoje as televisões?

Hoje as televisões não têm nada haver com as primeiras, agora têm uma imagem bastante nítida e a cores, e são perfeitamente móveis, existem vários tamanhos uns mais pequenos e outros maiores como os plasmas.

Bibliografia

http://www.microfone.jor.br/tvmundo.htm

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/invenctelevisao.htm