Invenção do computador

Em 1889, Herman Hollerith, inventor americano e fundador da empresa que deu origem à IBM, estava às voltas com um problema norte-americano: estava a ser realizado um censo demográfico no país, mas temia-se pela quantidade de tempo necessário para apurar todos os resultados desejados. Para piorar o caso, no censo realizado 10 anos antes, foram necessários sete anos para se obter os reultados. Por isso, acreditava-se que para este novo censo, seriam necessários 10 anos.

No entanto, com a máquina inventada por Hollerith, o resultado do censo foi apurado em apenas seis semanas. Além da agilidade que conferiu ao processo, a máquina deste americano trazia consigo a ideia de cartões perfurados para amazenar dados. Ou seja, os cartões perfurados seriam naquela época algo parecido ao que são agora os disquetes

Mas um problema que estes computadores mecânicos apresentavam, é que as suas engrenagens eram muito numerosas e complexas. Por conta disso, em 1903, é proposto um computador 100% eletrônico, e que utilizava a álgebra booleana. A álgebra booleana é a famosa álgebra binária, do verdadeiro ou falso, do 0 ou 1, e é a base de todos os sistemas computacionais de hoje em dia.

COMPUTADOR (1945)

Embora a invenção do computador pessoal date do fim dos anos 70, ele está prestes a completar 60 anos. O primeiro, o Eniac, pesava 30 toneladas, usava cartões perfurados e tinha, entre outras funções, de fazer cálculos de balística para o Exército americano. O desenvolvimento de microprocessadores permitiu a criação de computadores pessoais de mesa e portáteis.

eniac

INTERNET (1969)

Criada para fins militares, a comunicação em rede por computador passou a ser usada para pesquisa em universidades nos anos 80 e ganhou uso comercial na metade dos anos 90. Há dez anos a rede não existia!

positivov41

Bibliografia

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070404065556AAIasga